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(ICP) Perfil ideal de cliente

Por vezes, as empresas se deparam com uma dificuldade inicial na hora de construir e estruturar seu processo de vendas. Afinal, por onde começar?

Um dos principais pontos de partida é o que vamos apresentar agora!

Primeiramente, vamos para a definição de quem é o cliente ideal para seu tipo de produto/serviço. 

Ideal Customer Profile (ICP), ou Perfil Ideal de Cliente, permite que sua força de Vendas possa despender a energia adequada nos verdadeiros futuros compradores, evitando-se, portanto, um gasto de energia desnecessário (leia-se “custo”!). Ou seja, o ICP mostra quais são os perfis ideais e quais não são, o que é fundamental para focar a energia de trabalho. 

Para começar a traçar o Perfil Ideal de Cliente, é possível definir vários deles no início do processo e, assim, refinar ao longo do tempo. 

Contudo, aqui existe um ponto muito importante: não confundir ICP com Persona. São dois conceitos diferentes, inclusive sequenciais, vamos entender cada um deles. 

O Perfil Ideal de Cliente pode traçar o perfil comportamental dos clientes, passando de fato a definir o ICP.

Enfim, nessa etapa, deve-se considerar como o comprador se relaciona com seus produtos e se ele tem suas dores e necessidades atendidas. Assim, podem ser listadas as seguintes informações a serem consideradas: 

  • Aderência com o seu produto/ serviço;
  • Importância do seu produto/serviço para ele;
  • Quais problemas ele está passando que você pode resolver;
  • Qual o porte desse clientes;
  • Área de atuação;
  • Localização

Logo, se você realiza vendas para empresas (e não para o cliente final), pode adicionar, por exemplo: localização, estrutura, área de atuação, entre outros. 

Após a definição do Público Alvo e ICP, chega-se na Persona, que são características mais refinadas do cliente final: 

  • Idade;
  • Profissão;
  • Hábitos;
  • Estilo de Vida;
  • Hobbies;
  • Preferências;
  • Locais que frequenta; 
  • Cargo. 

Criando-se o ICP, pode-se refinar cada vez mais a Persona e chegar a uma assertividade maior nas Vendas, por conhecer melhor seu verdadeiro cliente – evitando-se assim gastos desnecessários em Leads que nunca compraram nada seu! 

Caso você tenha uma base de clientes, uma excelente maneira de criar (ou melhorar) o ICP é observar, nessa base, quais se adequam perfeitamente a sua solução ou serviços, quais possuem maior representatividade financeira, em quais deles sua venda é mais eficiente. 

São notáveis as vantagens da definição do ICP, então vamos listá-las de maneira clara: 

  • Reduzir seu Custo de Aquisição por Cliente (CAC);
  • Diminuir o tempo do Ciclo de Vendas;
  • Aumentar as taxas de conversão no funil de vendas;
  • Manter um crescimento constante devido à geração previsível de Leads; 
  • Minimizar possíveis cancelamentos/desistências (“taxa de churn”), reclamações; 
  • Ampliar a satisfação dos clientes;
  • Melhorar a reputação da sua empresa no mercado.

Atente-se para alguns erros comuns na hora de definir o ICP: 

  • Criação de ICP fora de sua realidade (considerando sua empresa, seu produto/serviço, por exemplo); 
  • Limitação em um perfil específico (a abrangência de suas vendas deve ser ampla, não considerar apenas um único “cliente ideal”, mas uma gama deles); 
  • Não delegar a definição de ICP para o time de Vendas em exclusivo (ter alguém que “olhe de fora” é importante porque as pessoas que olham continuamente para os Leads podem criar certos “vícios” nas observações e, assim, errar na criação do ICP); 

Acreditamos que com todas essas informações, foi possível mostrar a importância da criação do ICP. 

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