Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Email

Funil de vendas, ou Pipeline, é uma metodologia eficiente que contempla o conjunto de fases de vendas que formam o processo de vendas.

Ele organiza cada etapa de uma negociação, portanto começa mostrando o Lead e finaliza no fechamento do Negócio.

Por isso, ele começa com uma base larga e vai afunilando – formando o desenho de um funil – até terminar com a base estreita, que contém os reais clientes/consumidores do produto/serviço em questão como será detalhado mais adiante. 

Esse conceito nasceu com Elias St. Elmo Lewis, em 1898, quando ele mapeou toda a trajetória do cliente desde o momento da atenção inicial a um produto/serviço, até a compra.

Muitas vezes, encontra-se esse conceito referenciado como AIDA:

  • Atenção – as pessoas sabem da existência do seu produto/serviço; 
  • Interesse – o consumidor expressa ativamente interesse no seu produto/serviço;
  • Desejo – desperta no consumidor o desejo de comprar o seu produto/serviço; e 
  • Ação – ato da ação ou compra.

Atualmente, o AIDA foi atualizado e tem-se a seguinte representação: 

  • Prospectar o cliente – Escolher o público alvo através de ferramentas para geração de leads; 
  • Apresentar o produto – Utilizar sistema digital para apresentação, muito utilizado o e-mail marketing
  • Quebrar as objeções – Tirar todas as dúvidas que impedem o cliente de tomar a decisão de compra; e
  • Fechar o negócio – Realizar a venda para todos os clientes que chegaram até a etapa final.

Assim, observa-se que o objetivo do funil de vendas é organizar as etapas/fases. E promover uma maior possibilidade de se chegar ao objetivo, que é a venda. Portanto, quanto mais Leads, maior o funil, maiores são as chances de se concretizar uma VENDA. 

As principais vantagens de se utilizar o funil de vendas são: 

  • Melhoria nos processos: claridade de todas as etapas, facilitando o trabalho da equipe de vendas; 
  • Oportunidades ativas sendo trabalhadas: observa-se os potenciais clientes que podem ser trabalhados e que levarão ao fechamento da venda; 
  • Controle para gestão da jornada da venda: possibilita a Direção/Gestão de vendas ter com objetividade todos os processos. Permite saber, em qual etapa estão, em cada uma das contas e clientes que estão sendo trabalhados ao longo do tempo; e 
  • Maior conversão de venda: processo organizado e objetivo, aumenta a rapidez nas ações da equipe. Facilitando todas as etapas e atividades necessárias para o fechamento do Negócio.

O funil de vendas é dividido em etapas, começando com o topo mais largo e chegando até sua base mais estreita.

Uma imagem simples do funil de vendas pode ser representada como: 

Topo do Funil

A primeira etapa, o topo do funil, é onde é possível conhecer a lista dos possíveis clientes.

É imprescindível que ao pesquisar cada potencial cliente e colher informações como nome, e-mail, cargo telefone e algo mais que seja importante para seu Negócio.

Isso pode ser feito de diversas maneiras, como busca na internet das informações, como criação de e-books para download colhendo informações, por exemplo).

Dessa forma, pode-se mapear a necessidade do visitante e entender sua necessidade e, então, “guiá-lo” para as próximas etapas do funil. 

Meio do Funil

Após a fase inicial, o meio do funil chega para aqueles que têm algum “problema” que pode ser resolvido pelo seu produto/serviço.

E, assim, tem-se a oportunidade à vista. Nesta fase, qualifica-se cada visitante, ou Lead, como potencial cliente.

Faz-se necessário um trabalho da equipe de vendas para, após feito o mapeamento correto de cada um (da fase inicial), oferecer a resolução para aquilo que incomoda o cliente. Ou seja, sua real dor ou necessidade (que seu produto/serviço irá atender).

Essa é a fase de obter a confiança do futuro cliente

Para que ele entenda que a compra resolverá seu problema de fato – e assim ele passará naturalmente para a próxima etapa. 

Fundo do Funil

Chegando à fase final, o fundo do funil, os potenciais clientes são mais qualificados para o fechamento do Negócio.

Por isso, essa fase tem menor número que as demais, pois foram realizados “filtros” em todos aqueles que iniciaram o processo no topo.

Logo, aqui na reta final, a persuasão e o convencimento (reais) são ferramentas fundamentais da equipe de pré-vendas.

Ao passo que, faz-se necessário mostrar com dados (cases de sucesso, prova de conceito, gráficos etc) todas as vantagens que ele obterá quando fizer a contratação. Dessa forma, ele entenderá que sua empresa é o parceiro ideal. 

Portanto, o funil de vendas termina quando o prospect torna-se um cliente satisfeito. 

Pode-se observar, portanto, que o funil de vendas é uma ferramenta imprescindível.

Ou seja, para gestão da captação, organização, mapeamento e entendimento das necessidades dos futuros clientes.

E que auxilia a gestão em todo o processo de vendas, vital para o Negócio.

Portanto, há a necessidade de se alimentar funil constantemente, promovendo uma engrenagem de vendas sempre ativa.

E, assim, o percentual de conversão será adequado à saúde financeira de seu Negócio.  

Quer saber como montar um funil de vendas funcional e que impulsione seus resultados?

Nos acompanhe aqui no Blog e nas redes sociais.Se preferir me chame. E, saiba mais!

Siga-nos nas redes sociais

#winsalesavendaeficiente

Conheça mais do nosso conteúdo

Inteligência humana VS ChatGPT

A inteligência artificial tem sido uma das #tecnologias mais promissoras nos últimos anos, com a capacidade de realizar tarefas complexas de forma autônoma, criar diálogos naturais e

continuar lendo...

Você é um líder?

Você é um líder? Abraham LincoIn definiu perfeitamente. “Líderes, são pessoas capazes de DESENVOLVER habilidades em pessoas comuns”

continuar lendo...

Os 4 perfis de compradores

Todos nós que atuamos na venda de tecnologia sabemos que nossa estrada não é pavimentada até o momento mais esperado, quando recebemos um “SIM”. Portanto,

continuar lendo...

Clicando em “enviar” você concorda com nossa Política de Privacidade e Termo de transparência.

Nós e os terceiros selecionados usamos cookies ou tecnologias similares para finalidades técnicas. Ao utilizar esse site, suas tecnologias e suas informações você consente com nosso uso de cookies.