FUNIL de Vendas Como acelerar as suas vendas?
O Funil de vendas é uma das ferramentas eficientes na gestão de vendas, ainda pouco utilizado ou mal utilizado pelos vendedores e os seus gestores.
O principal objetivo de um Funil de vendas é organizar as etapas (fases da venda) e promover uma maior possibilidade de se chegar ao objetivo, que é a venda.
Portanto, um funil de vendas otimizado (com contatos qualificados), é o suficiente para bater as suas metas e multiplicar suas chances de concretizar a VENDA e alavancar os seus negócios.
O Funil de vendas ainda pode ajudar
Se você é empresário, passará a entender a capacidade de produção do seu time comercial, será possível planejar o crescimento.
Se você é gestor, por exemplo, consegue saber qual fase da venda sua equipe tem maior dificuldade para superar, para assim, treiná-los.
Se você é vendedor, o funil de vendas te ajuda a se gerenciar, a se organizar, te dá visibilidade das suas vendas e informações estratégicas das oportunidades.
Exemplos de informações estratégicas:
- Dados informativos, contato, e-mail, telefone, etc
- Dados de qualificação, porte, segmento, faturamento entre outros
- Dados de dores e necessidades, incluem o nível de interesse do cliente, suas necessidades no produto ou serviço ofertado
- Dados de riscos, concorrentes, o valor da proposta, o percentual de probabilidade de sucesso, a previsão da data de fechamento
- Dados estratégicos, data do próximo contato e outras informações importantíssimas para o processo da venda.
Estas são algumas das vantagens do funil de vendas, é assim que facilita a conversão em vendas.
E elas só são possíveis quando há uma estratégia de prospecção e qualificação bem executada, e quando:
- A passagem de bastão das oportunidades ao time de vendas é feita de forma eficaz;
- O vendedor tem visibilidade das oportunidades e informações estratégicas delas;
- Há um processo de trabalho que seja aplicado de forma ágil e inteligente.
Consegue agora entender como um funil de vendas sólido pode acelerar suas vendas?
Nas conversas que tenho nas empresas, primeiramente, pergunto para os empresários, gestores e vendedores se eles conhecem ou se já utilizaram o funil de vendas.
Muitos ainda não a conhecem, ou se conhecem, nunca a utilizaram. Ou seja, se organizam por planilhas de Excel e para o meu espanto até cadernos.
Sendo assim, se você ou sua empresa não usa essa ferramenta, você está perdendo informações importantes para:
- O desenvolvimento técnico de sua equipe
- A previsibilidade das suas vendas
- A oportunidade de se antecipar resultados, ações e a compreensão do modelo de vendas bem sucedido.
Dessa forma, ter processos bem definidos e profissionais especializados em cada etapa do funil é essencial para conduzir o lead com mais eficiência até o fechamento da venda.
Enfim, você quer saber utilizar o funil como ferramenta para montar um processo comercial e impulsionar seus resultados?
Me chame. E, saiba como!