Você tem medo de fazer ligações para clientes? ao ler esse artigo, você vai trocar o medo de fazer ligações, por desejar mais momentos com o seu futuro cliente.
Se você é um empresário ou um profissional da área de vendas, sabe que uma das principais ferramentas de trabalho é a prospecção ativa “cold call”. Portanto, você não deveria ter medo de fazer ligações.
O grande problema do medo, é que ele acaba nos impedindo de avançar, e por consequência, deixamos de vender.
E você? Sente medo de fazer ligações?
- Só de pensar em fazer ligações você fica ansioso e nervoso?
- Tem medo de ser rejeitado no telefone?
- Acha que ao ligar você será chato e inconveniente?
- Você sente medo que o cliente grite com você ou desligue telefone na sua cara?
Saiba que você não está sozinho, se respondeu “sim” para uma dessas perguntas.
Mais de 40% dos analistas de prospecção e vendas dizem que a prospecção por telefone é a parte mais desafiadora do processo de vendas.
Fonte: Blog Husbpot – Pesquisa 2019.
Mas, como me livrar desse medo?
A princípio, vamos imaginar que a prospecção é como um jogo de videogame.
Portanto, você não jogaria longe seu videogame e sairia chorando se perdesse um jogo, não é? E provavelmente, você não deixaria de jogar por causa disso, deixaria? (Espero que não).
Sob o mesmo ponto de vista, você não deve parar de ligar por medo de fazer ligações, você não deve levar para o lado pessoal, e estragar seu dia, porque seu possível cliente não foi educado contigo no telefone.
Vamos para as dicas:
Em primeiro lugar, você precisa ter a certeza que o que você tem para dizer, é relevante para aquela pessoa.
Em segundo lugar, e mais importante, certifique-se que você consegue ajuda-lo, que o seu produto resolve os problemas do cliente ou melhora a sua situação. Ou seja, oferece relevância sendo esse o real propósito da sua ligação.
Em terceiro lugar, e não menos importante, se o cliente não está disposto a te ouvir, não tem PROBLEMA, ISSO É NORMAL.
Portanto, sempre que você iniciar uma ligação de prospecção, se a mesma não for legal, está tudo bem, não é o momento, vá para a próxima ligação.
Pense, você provavelmente pegou a pessoa em um momento ruim, onde ela estava nervosa e certamente, ela não queria ser mal-educada com você.
Perceba que ela não te conhece, além disso, você não teve a oportunidade de se apresentar, como ela pode não gostar de você? Como ela pode te rejeitar? Como ela pode te julgar?
Ou seja, o problema está com ela, não é com você.
Vida que segue, next call, e ajude outras pessoas que precisam do seu produto ou serviço.
E por fim, se você se preparou para falar, se está convicto que sua solução realmente resolve um problema. Nunca mais sinta medo de pegar o telefone e ligar.
Espero que esse conteúdo tenha ajudado!
Quer saber mais? Me chame!