A inteligência artificial tem sido uma das #tecnologias mais promissoras nos últimos anos, com a capacidade de realizar tarefas complexas de forma autônoma, criar diálogos naturais e até mesmo simular cenários futuros com precisão ou não.
No entanto, apesar do progresso significativo que tem sido feito as ferramentas de IA (inteligência artificial) ainda apresentam limitações quando se trata de interações como um humano.
Recentemente, testei a ferramenta do momento o ChatGPT simulando uma interação abordagem comercial (SDR ou vendedor) com clientes em potenciais e, embora tenha sido útil em alguns aspectos, fiquei decepcionada.
Analisei que o IA não substitui o analista comercial
Faltou:
- Relações humanas (empatia)
- PNL
- Gatilhos mentais
- Perguntas personalizadas e direcionadas
- Conhecimento técnico
Sendo assim, a tecnologia está avançando, entretanto não visualizo a curto prazo a substituição da inteligência humana.
Por esse motivo, não aconselho utilizarem como verdadeiros, roteiros de abordagens através das ferramentas IA.
No entanto, a parte interessante e útil foi que analisei junto a minha equipe os diálogos e reforçamos nossos conhecimentos e técnicas.
Fica uma Frase do Kai-Fu Lee (cientista da computação e especialista em IA)
“a ia não é capaz de sentir ou interagir com sentimentos e compaixão. portanto, a ia não consegue fazer outra pessoa se sentir compreendida ou cuidada. mesmo que a ia melhore nessa área, será extremamente difícil levar a tecnologia a um ponto em que os humanos se sintam confortáveis interagindo com robôs em situações que exijam cuidado e empatia ou que podemos chamar de ‘serviços com toque humano’.“
Em resumo, por mais que a tecnologia avance talvez não seja realmente capaz de substituir as relações humanas, ao contrário, observo cada vez mais a valorização das relações próximas e personalizadas.
Qual é a sua visão sobre o assunto? Ficarei feliz em saber sua opinião e se você já teve alguma experiência com ferramentas de IA na área de vendas. Deixe seu comentário abaixo! Compartilhe.